Tarefa Gramática 1º ano - As variedades linguísticas na construção do texto


As variedades linguísticas na construção do texto

O texto de humor veiculado na INTERNET em 2003 serviu de ponte para a atividade seguinte.

Assaltante nordestino
___ Ei, bichim... Isso é um assalto... Arriba os braços e num se bula, nem faça muganga... Arrebola o dinheiro no mato e não faça pantim se não enfio a peixeira no teu bucho e boto teu fato pra fora! Perdão meu Padim Ciço, mas é que eu to com uma fome da moléstia...

Assaltante mineiro
___ Ô sô, prestenção... Isso é um assarto, uai... Levanta os braços e fica quetim quesse trem na minha mão tá cheio de bala... Mio passá logo os trocado que eu num to bão hoje. Vai andando, uai! Ta esperando o quê, uai!

Assaltante gaúcho
___O, guri, ficas atento... Bah, isso é um assalto... Levantas os braços e te aquietas, tchê! Não tentes nada e cuidado que esse facão corta uma barbaridade, tchê. Passa as pilas pra cá! E te manda a La cria, senão o quarenta e quatro fala.

Assaltante carioca
___Seguinte bicho... Tu te deu mal. Isso é um assalto. Passa a grana e levanta os braços, rapá... Não fica de bobeira que eu atiro bem pra... Vai andando e, se olhar pra trás, vira presunto...

Assaltante baiano
___Ô meu rei... (longa pausa) Isso é um assalto... (longa pausa) Levanta os braços, mas não se avexe não... (longa pausa). Se num quiser nem precisa levantar, pra num ficar cansado... Vai passando a grana bem devagarinho (longa pausa). Num repara se o berro está sem bala, mas é pra não ficar muito pesado... Não esquenta meu irmãozinho (longa pausa). Vou deixar teus documentos na encruzilhada...

Assaltante paulista
___Orra meu... Isso é um assalto meu... Alevanta os braços, meu... Passa a grana logo, meu... Mais rápido, meu, que eu ainda preciso pegar a bilheteria aberta pra comprar o ingresso do jogo do Corinthians, meu... Pô, se manda, meu...

1 - O texto retrata várias cenas de assalto, cada uma delas situada em um Estado ou região diferente do país. A fala do assaltante tem sempre o mesmo conteúdo, enquanto o uso da linguagem e o modo como o assalto é conduzido mudam de uma situação para outra. Identifique, em cada uma das cenas, duas palavras ou expressões próprias do:


a)    nordestino
b)    mineiro
c)    gaúcho
d) carioca
e) baiano
f) paulista

2 - Além da linguagem, o texto também revela comportamentos ou hábitos que supostamente caracterizam o povo de diferentes Estados ou regiões. O que caracteriza, por exemplo:
a)    O nordestino?
b)    O baiano?
c)    O paulista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudo do texto "A Sopa de Macarrão"

O texto teatral escrito I - atividades 8º ANO