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Mostrando postagens de fevereiro, 2011

O texto teatral escrito I - atividades 8º ANO

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O texto teatral escrito I 1.        O texto apresenta um confronto de interesses entre |Jorge e o Sr. Souza, revelado pela conversa ao telefone. a)       Como Souza se posiciona diante do problema? b)       Que argumento Jorge utiliza para tentar convencer Souza a mudar de ideia? c)        “Está bem, está bem. Já sei que falamos nesse assunto mas às vezes mesmo um homem tão decidido como você pode mudar de ideia”, diz Jorge em certo momento. Levante hipóteses: Pela reação de Jorge, o que você acha que Souza disse a ele? d)       Qual é a última proposta que Jorge faz a Souza? 2.        O texto teatral tem semelhanças com o texto narrativo: apresenta fatos, personagens, tempo e lugar. a)       Onde ocorre essa cena? b)       Qual é, aproximadamente, o tempo de duração desse cena? 3.        Comparando a estrutura do texto teatral com a outros textos narrativos ficcionais, como, por exemplo, o conto, o mito e a fábula, observamos que o texto teatral se constrói de forma diferente. a)  

O texto teatral escrito I - 8º ANO

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O DISCURSO CITADO NOS TEXTOS JORNALÍSTICOS - 9º ANO

No Rio, tubulação se rompe e esgoto inunda sebo e livraria Felipe Werneck / RIO -                                                                 Jorrou esgoto do teto por 13 horas anteontem dentro do sebo Berinjela e de uma das mais tradicionais livrarias do Rio, a Leonardo da Vinci, que funciona desde a década de 1950 no subsolo do Edifício Marquês do Herval, na Avenida Rio Branco, centro da cidade. "Foi uma coisa dantesca. Não é ficção. Era uma cachoeira", disse ontem Milena Duchiade, gerente da livraria. O estrago foi bem maior no sebo vizinho, com acervo de 28 mil livros, mas o prejuízo nos dois casos ainda não foi calculado. Por causa do risco de curto-circuito, a sala da livraria foi interditada pela Defesa Civil e não abriu ontem. No sebo, ainda escorria um filete do teto. Os irmãos Daniel e Silvia Chomski, donos da Berinjela, que funciona no local há 15 anos, contaram que ainda não tiveram coragem de ver a situação dos cerca de 20 mil livros estocados na sala dos f

Reportagem 9º Ano

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8º ano - A Linguagem do Texto "Sopa de Macarrão"

Ø    A LINGUAGEM DO TEXTO 1.      1- Observe este enunciado do texto: “O pai come dolorosamente, a mãe come furiosamente, o filho olha o prato tristemente.” O enunciado é formado por três orações, que apresentam estrutura sintática semelhante: sujeito + verbo + advérbio de modo + (dolorosamente, furiosamente, tristemente). Considerando a situação vivida pelas personagens, explique o efeito de sentido que essa construção e emprego dos advérbios produzem no enunciado. 2.      2 - A expressão  fast-food  é de origem inglesa e designa a alimentação de preparo e consumo rápidos, principalmente lanches. a)      Que outras palavras de origem estrangeira aparecem no texto para designar elementos da culinária? b)      De que país, principalmente, vem, na atualidade, a influência sobre nossos hábitos alimentares? 3.     3 - A palavra  mas  é empregada várias vezes no texto. a)      Que sentido essa palavra expressa: de adição, de oposição, de explicação ou de causas? b)      Considerando

Tarefa Gramática 1º ano - As variedades linguísticas na construção do texto

As variedades linguísticas na construção do texto O texto de humor veiculado na INTERNET em 2003 serviu de ponte para a atividade seguinte. Assaltante nordestino ___ Ei, bichim... Isso é um assalto... Arriba os braços e num se bula, nem faça muganga... Arrebola o dinheiro no mato e não faça pantim se não enfio a peixeira no teu bucho e boto teu fato pra fora! Perdão meu Padim Ciço, mas é que eu to com uma fome da moléstia... Assaltante mineiro ___ Ô sô, prestenção... Isso é um assarto, uai... Levanta os braços e fica quetim quesse trem na minha mão tá cheio de bala... Mio passá logo os trocado que eu num to bão hoje. Vai andando, uai! Ta esperando o quê, uai! Assaltante gaúcho ___O, guri, ficas atento... Bah, isso é um assalto... Levantas os braços e te aquietas, tchê! Não tentes nada e cuidado que esse facão corta uma barbaridade, tchê. Passa as pilas pra cá! E te manda a La cria, senão o quarenta e quatro fala. Assaltante carioca ___Seguinte bicho... Tu te deu mal. Isso é um a

Tarefa Gramática 1º ano - Exercício

1 -   O texto que segue, desprezando as normas da língua escrita,procura reproduzir o jeito como supostamente se fala em certas regiões de Minas Gerais. Sua finalidade,portanto é, estritamente humorística. Leia-o. Causo de Mineiro Sapassado, era sessetembro taveu na cuzinha tomano um pincumel e cuzinhano um kidicarne e cumasrumate pra fazer uma macarronada cum galinhassada. Quascaí dessusto quanduvi um baruí vindedenduforno, parecenum tidiguerra. A receita mandopô midipipoca denda galinha prassá. O forno isquentô, o mistorô e o fiofó da galinhispludiu! Nossisonha! Fiquei branco quinei um lidileite. Foi um trem doidimais! Quascaí dendapia! Fiquei sem sabê doncovim, pronconvô, oncontô. Oiprocevê quelocura! Grazadeus ninguém semaxucô! ( http://bacaninha.cidadeinternet.com.br?home/mensagens/engraçadas ) a)    O texto apresenta aspectos de variação lingüística. Que  dialeto é utilizado para construir o humor do texto? (2 Linhas) b)    Observando a escrita de algumas palavras do texto

Tarefa Redação 1º ano - Introdução aos gêneros do discurso

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Reportagem

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Bibliotecas: Espaços têm de se modernizar, diz curador do Jabuti

Talita Bedinelli,   Folha de S. Paulo Para José Luiz Goldfarb, curador do Prêmio Jabuti há 20 anos e organizador do projeto Estado de Leitores, da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, que inaugurou e revitalizou 112 bibliotecas públicas no interior do Estado, esses locais têm de se modernizar para atrair o interesse dos jovens. Para ele, as bibliotecas precisam ter computador e devem se transformar em centros com oficinas e atividades culturais.   “Tem que dar vida para a biblioteca. Livro na estante é um cemitério se ninguém mexer.” FOLHA –   Por que ainda faltam bibliotecas em tantos municípios? JOSÉ LUIZ GOLDFARB – O problema da biblioteca é gravíssimo no Brasil. Não é uma questão que recebe a prioridade que deveria. Hoje, se fecharem um hospital, haverá bastante destaque na imprensa. Mas, quando uma biblioteca é fechada, passa batido. A gente tem aqui no Brasil uma produção maravilhosa de livros, mas a tiragem ainda é muito baixa, prin

Maioria vai a bibliotecas para fazer pesquisa

No final da tarde de ontem, a biblioteca Álvaro Guerra, em Pinheiros, zona oeste de São Paulo, tinha apenas uma frequentadora. Professora, ela fazia pesquisas no local. O cenário era similar ao da vizinha Alceu Amoroso Lima, onde, entre os 12 frequentadores, havia um grupo de adolescentes estudando e pessoas com listas de livros nas mãos. Como nos dois locais visitados pela Folha, a maioria das bibliotecas brasileiras é usada mais para pesquisas do que para lazer, aponta o primeiro censo das bibliotecas municipais do país, divulgado ontem pelo Ministério da Cultura. Segundo os dados, o lazer é responsável por apenas 8% da procura pelas bibliotecas. Em SP, esse índice sobe para 22%. Já as pesquisas escolares são o principal motivo de frequência às bibliotecas (com 65% das visitas), seguida das pesquisas em geral (26%). A pesquisa escolar desponta no Norte e no Nordeste: enquanto 75% usam as bibliotecas para tarefas escolares, apenas 1% vi

Estudo do texto "A Sopa de Macarrão"

Estudo do texto Ø    COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO 1.     O texto apresenta uma família à mesa, na hora do almoço. Porém, há um conflito: o filho está com fome, mas não tem vontade de comer “comida de velho”. a)     O que ele chama de “comida de velho”? b)     Qual a comida preferida dele? 2.     Cada uma das personagens assume uma atitude diante do conflito, o que revela muito sobre elas. Leia o que dizem e caracterize-as com um dos adjetivos a seguir. Conciliador(a)           inflexível           teimoso(a)            condescendente a)     A mãe; “ – Não-senhor! Só com salada pra valer, arroz, feijão, tudo” b)     O pai: “— Não tripudie {...] Ele ainda vai comer de tudo.” c)     O filho: “Não, peguei tomate para tirar da boca o gosto nojento de alface, mas acabo de descobrir que tomate também é nojento.” 3.     Releia este trecho, do início do texto: Lá da cozinha a mãe diz que decretou ― De-cre-tei! — que ou ele come legumes e verduras, ou vai pa